Rei
Preto: recebe o nome de gyokushō
Branco: recebe o nome de ōshō
Se move uma casa em qualquer direção.
Torre
Recebe o nome de hisha, e se move da mesma maneira da torre do xadrez. Quando chega a uma das casas de promoção torna-se torre promovida (ryūō) também chamado de dragão rei, ganhando o movimento de uma casa em qualquer diagonal.
Bispo
Recebe o nome de kakugyō, se move da mesma forma do bispo do xadrez. Quando chega a uma casa de promoção torna-se bispo promovido (yūme o ryūma) também chamado de dragão cavalo, ganhando movimento em uma casa vertical ou horizontal.
General de ouro
Recebe o nome de kinshō, move-se uma casa frente, diagonais para frente, horizontalmente ou para trás, não move em diagonais para trás. Não pode-se promover essa peça.
General de prata
Recebe o nome de ginshō, move-se para frente, para as diagonais a frente ou diagonais para trás. Não possui os movimentos laterais nem o movimento para trás. Pode-se promover a General de Prata promovido (narigin), peça que possui os mesmos movimentos do general de ouro.
Cavalo (Cavaleiro)
Recebe o nome de keima, move-se somente para duas casas, conta-se três casas a frente(contando a casa onde o cavalo está) e uma na horizontal. Seria o movimento de L conhecido do cavalo do xadrez. É a única peça que pode pular as outras peças, basta para isso que a casa destino esteja vazia. Não move-se para trás, nem casas laterais. Pode ser promovido a cavalo promovido (narikei), com os movimentos iguais aos do General de Ouro.
Lanceiro
Recebe o nome de kyōsha, move-se quantas casas quiser para frente. Não pode recuar. Pode ser promovido a Lanceiro promovido (narikyō), com os movimentos iguais aos do General de Ouro.
Peão
Recebe o nome de fuhyō, move-se somente uma casa para frente. Não pode recuar. Pode ser promovido a peão promovido (tokin), com os movimentos iguais aos do General de Ouro.
A zona de promoção das peças são as três últimas linhas do território inimigo.
Quando uma peça chega às últimas três linhas ela pode ou não ser promovida. A decisão fica a critério do jogador. Ele tem a oportunidade de escolher se promove ou não suas peças, toda vez que movimentá-las por estas casas. Se o lanceiro, o cavalo ou o peão chegarem à última linha, a promoção torna-se obrigatória.
Todas as peças quando são promovidas tornam-se general de ouro, com exceção do bispo, torre e do própio general de ouro. O bispo, além de seu movimento normal, ganha o direito de andar uma casa na vertical ou horizontal. A torre, além de seu movimento normal ganha o direito de andar uma casa na diagonal. O General de ouro não pode ser promovido.
A captura
A captura é feita do mesmo modo do movimento da peça.
Quando se captura uma peça, ela passa a fazer parte de seu exército, mas sem a promoção. Pode-se colocá-la em qualquer lugar do tabuleiro. E ela tem de ser capaz de fazer pelo menos um movimento. O peão não pode entrar dando xeque mate, nem em uma coluna onde já exista um peão não promovido do mesmo exército.
Se um rei entrar sem querer na linha de ataque de uma peça, ele pode ser capturado e o jogo acaba.
Posição InicialOs peões se colocam na terceira linha (são nove no total); o bispo na segunda linha e segunda coluna; a torre na segunda linha e oitava coluna; os lanceiros na primeira linha, um na primeira coluna e outro na nona coluna; os cavaleiros na primeira linha, um na segunda coluna e outro na oitava coluna; os generais de prata na primeira linha, uma da terceira coluna e outro na sétima; os generais de ouro na primeira linha, um na quarta coluna outro na sexta; e o rei na primeira linha e quinta coluna.
Nenhum comentário:
Postar um comentário