Capturar - Jogada onde um jogador toma a posição da peça adversária retirando-a do tabuleiro (Tomar ou Ganhar a peça são sinônimos).
Cobrir um Xeque - É colocar uma peça entre o Rei e a peça que está colocando-o em xeque.
Coluna - Sucessão vertical de oito casas do tabuleiro.
Coroar peão - É uma das três jogadas especiais do xadrez onde quando um peão chega a última linha adversária pode ser trocado por outra peça que não seja um Rei ou outro peão. Pode-se assim ficar com duas Damas ou três bispos no jogo. (Sinônimo - Promover o peão)
Cravar ou Pregar a peça - É o ato de impedir que uma peça se movimente pelo motivo de que se ela se mexesse estaria deixando o Rei em xeque.
Cravada Relativa - É quando ao invés de o rei tem-se uma outra peça de maior valor como objetivo. Comumente crava-se o cavalo ameaçando uma suposta captura de dama.
Centro - Quadrado central formado pelas casas e4, e5, d4, e d5.
Centro Ampliado - Quadrado Central de 4 casas, sendo as pontas entre c3, c6, f3 e f6.
Cobrir um Xeque - É colocar uma peça entre o Rei e a peça que está colocando-o em xeque.
Coluna - Sucessão vertical de oito casas do tabuleiro.
Coroar peão - É uma das três jogadas especiais do xadrez onde quando um peão chega a última linha adversária pode ser trocado por outra peça que não seja um Rei ou outro peão. Pode-se assim ficar com duas Damas ou três bispos no jogo. (Sinônimo - Promover o peão)
Cravar ou Pregar a peça - É o ato de impedir que uma peça se movimente pelo motivo de que se ela se mexesse estaria deixando o Rei em xeque.
Cravada Relativa - É quando ao invés de o rei tem-se uma outra peça de maior valor como objetivo. Comumente crava-se o cavalo ameaçando uma suposta captura de dama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário