2 de novembro de 2008

[Teoria das Aberturas]O início do jogo

O início do jogo

O início do jogo é um momento muito importante para o jogador. Teoria das Aberturas é como denomina-se o estudo das jogadas iniciais que foram consagradas desde a sistematização do jogo de xadrez. Esta visa facilitar o jogo do enxadrista que a domina.
A teoria das aberturas possui variação de acordo com a escola de xadrez que a estuda. Escola de xadrez será um tema abordado posteriormente. Segundo a visão clássica de enxadrismo, o jogador deve procurar dominar o centro em todas as jogadas iniciais e ainda desenvolver as peças que estão na sua casa inicial, dominando consequentemente um maior território que o adversário. Podemos colocar didaticamente dois princípios básicos:
  1. O princípio do domínio do centro: Todas as jogadas iniciais do jogador devem direcionar as peças para o controle das casas e4, e5, d4 e d5. Dominando boa parte do território e forçando o adversário a disputar o centro ou fazer jogadas pelos flancos (jogadas laterais).
  2. O princípio do desenvolvimento das peças: Todas as jogadas iniciais não devem impedir o desenvolvimento de outras peças, para que o jogador não diminua o campo de atuação de seu time e não perca tempo jogando várias vezes a mesma peça.
O princípio do desenvolvimento deixa implícito um outro princípio que é o princípio do tempo. Este princípio diz que o jogador deve deixar as peças prontas para atacar o mais breve o possível para que o jogador tenha vantagem substancial no primeiro terço da partida.

Existem várias aberturas conhecidas e seu estudo é importante para que os jogadores conheçam as melhores jogadas possíveis para cada situação.

Todas aberturas conhecidas recebem o nome de acordo com o criador ou de acordo ao país de origem. São exemplos: Abertura Ruy Lopez, Abertura Catalã, Abertura Italiana.


Nenhum comentário: